
O PT lançou um curso online com foco em reativar sua base militante e ampliar o apoio ao governo Lula. A iniciativa ocorre após críticas do presidente à pouca mobilização do partido. Com o título “Como fazer trabalho de base”, a série de vídeos dá orientações práticas para filiados retomarem o contato com eleitores, principalmente em áreas onde o partido já foi mais forte.
Com seis episódios, o curso foi divulgado pela Fundação Perseu Abramo e utiliza uma linguagem acessível, com dois apresentadores jovens. O conteúdo incentiva a militância a participar da “guerra de narrativas” nas redes sociais, usar memes, criar grupos de WhatsApp, ocupar as ruas e dialogar também com quem não apoia o PT.
A medida vem após baixa participação em manifestações contra a proposta de anistia aos condenados de 8 de janeiro, defendida por Jair Bolsonaro.
Edinho Silva, aliado de Lula e cotado para presidir o PT, disse que tem sido difícil levar militantes para atos de rua. A estratégia agora mira retomar o engajamento popular com ações simples e diretas.
Em um dos vídeos, os apresentadores fazem críticas a militantes que reclamam da desmobilização, mas não agem. “É melhor ir para a rua segurar um cartaz escrito à mão do que ficar sentado em casa esperando a revolução”, diz uma das falas.
Outro episódio destaca a importância de ouvir quem pensa diferente. “Tem que estar pronto para ouvir o outro. Não dá para desqualificar quem pensa diferente de você, inclusive nas redes sociais”, afirma um dos apresentadores. Eles também sugerem que os militantes estejam bem arrumados para abordagens nas ruas, “bem trajadão”, como citado no curso.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line