Tragédia no RS: Lula escala Alckmin e ministros para comitê permanente de apoio

Atualizado em 8 de setembro de 2023 às 15:25
Destroços e lama ainda cobrem as ruas de Muçum, no RS. Foto: reprodução

Em viagem à Índia para participar da Cúpula do G20, o presidente Lula (PT) designou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que assume o cargo em exercício, para formar um comitê de apoio ao Rio Grande do Sul. O estado sofre com o impacto de um ciclone extratropical que deixou ao menos 42 pessoas mortas.

“Como disse ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), orientei o governo a estar de prontidão. Prontamente, o Geraldo Alckmin e os ministros e ministras do nosso governo, formaram um comitê permanente de apoio ao Rio Grande do Sul”, anunciou o presidente nas redes sociais.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, também está no comitê, que confirmou o envio de recursos federais. Segundo Lula, o governo disponibilizou “maquinário, tratores, distribuição de 20 mil cestas de alimentos e kits de saúde para cerca de 15 mil pessoas”, além do “valor de R$ 800 por pessoa que será disponibilizado para as prefeituras para remediar os danos causados pelas fortes chuvas”.

Das 42 vítimas, 41 eram moradoras do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina. Uma das cidades mais atingidas pelos temporais foi Muçum, no norte do estado, com 15 mortes. Em entrevista à CNN Brasil, o prefeito Mateus Trojan (MDB) disse que “o município de Muçum como era conhecido não existe mais. Vai ter que passar por todo um grande processo de reconstrução nos próximos meses, até nos próximos anos”.

As cidades na região do Vale do Taquari mais atingidas pelos impactos do ciclone estão recebendo doações de alimentos, roupas e kits de higiene e limpeza para os mais de 3 mil moradores desabrigados e 7,6 desalojados. Mas Trojan reforçou, em entrevista ao G1, que por ser o município mais visado, que os doadores e voluntários distribuam as ajudas: “Quem não está vindo para voluntariamente ajudar, não venha para a cidade. Mesmo para os donativos, procure [doar para] outros locais”.

Eduardo Leite disse que essa é a pior tragédia natural a se abater sobre o Rio Grande do Sul. Ao todo, 79 municípios gaúchos sofreram danos, com fortes ventos e enchentes que levaram ao bloqueio de estradas e isolaram comunidades inteiras.

O governador gaúcho também reiterou o pedido para que os voluntários não façam grandes deslocamentos para não aumentar, descontroladamente, o fluxo de carros nas estradas que estão interditadas em alguns trechos. “Precisamos que apenas quem mora no município ou está lá para ajudar na reconstrução vá até essas localidades. Portanto, as doações devem ser feitas nos pontos de coleta, disponíveis no site da Defesa Civil. Agradecemos a solidariedade de todos e estamos fazendo com que as doações cheguem às pessoas o mais rápido possível”, escreveu em sua conta no Twitter.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link