TRF-4 afasta novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, da 13a Vara de Curitiba

Atualizado em 23 de maio de 2023 às 5:00
Eduardo Fernando Appio de terno e gravata, sentado e posando para foto perto de mesa de escritório
Eduardo Fernando Appio – Reprodução/Justiça Federal

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) atendeu a uma representação do desembargador Marcelo Malucelli e afastou o juiz Eduardo Appio, novo juiz da Lava Jato, da 13ª Vara de Curitiba. A decisão determina “a devolução e acautelamento do desktop, notebook e celular funcionais utilizados pelo referido Juiz Federal”.

Malucelli é da 8ª Turma e pai de um sócio do escritório do ex-juiz Sérgio Moro. Recentemente, tentou impedir o depoimento do advogado Rodrigo Tacla Duran à 13ª Vara Federal e tentou retomar a ordem de prisão contra o advogado, que acusa Moro e Dallagnol de integrarem um esquema de extorsão de investigados da Lava Jato.

“Depois de reveladas as ligações familiares, ele se afastou das decisões envolvendo a Lava Jato. Mas continuou atuando em defesa da operação”, diz Luis Nassif no Jornal GGN. “A alegação é bisonha. O motivo alegado é que Appio teria ligado para o filho de Malucelli, fora do horário de expediente — meio-dia — para saber se era mesmo filho do desembargador”.

Nas redes sociais, o ex-procurador da Lava Jato e deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos) comemorou a decisão. “URGENTE: TRF4 acaba de afastar o juiz militante “LUL22” da Lava Jato. O Tribunal descobriu que a ligação com ameaças feita ao filho do desembargador Marcelo Malucelli foi feita por Appio – conduta absolutamente inacreditável por parte de um juiz federal, capaz de gerar demissão”, publicou. 

A advogada Tânia Mandarino comparou a voz do juiz Appio com a da ligação para o filho de Malucelli. Ouça abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link