TRF-4 anula decisão sobre parcialidade de Moro e barra juiz em casos da Lava Jato

Atualizado em 16 de maio de 2023 às 15:55
O ex-juiz e senador Sergio Moro
Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) proibiu o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que é responsável por decisões sobre a Lava Jato, de emitir resoluções nos casos que envolvem suposta parcialidade dos juízes da operação.

A partir da medida, o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores anulou o despacho de Appio referente a parcialidade do ex-juiz e atualmente senador, Sergio Moro (União-PR), ao julgar o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

O desembargador Thompson Flores afirmou que o TRF-4 já havia proibido Appio de “emitir decisões nos casos relacionados à operação ‘Lava Jato’ nos quais exceções de suspeição fossem apresentadas ou pudessem ser arguidas”.

“Appio anulou todas as decisões de Moro contra Sérgio Cabral, apesar de o TRF-4 já ter imposto restrições à emissão de novas decisões nos casos relacionados à operação ‘Lava Jato’ nos quais fosse apresentada uma exceção de suspeição contra ele, sem análise do mérito”, escreveu Thompson Flores na decisão.

O desembargador atendeu a um pedido de liminar do Ministério Público Federal, que solicitou uma correição parcial, medida para corrigir tumulto processual, contra Appio.

O MPF alegou que a decisão do juiz foi emitida antes da análise da exceção de suspeição apresentada pela defesa de Cabral contra Moro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link