Tribunal de Barcelona pede prisão de Neymar por corrupção

Caso a denúncia seja acatada, o jogador pode ser condenado a dois anos de prisão e pode ficar de fora da Copa

Atualizado em 27 de julho de 2022 às 13:24
Neymar recebe pedido de prisão do Tribunal de Barcelona e pode ficar fora da Copa do Mundo. Imagem: Reprodução.

O atacante do PSG e da seleção brasileira Neymar e outras cinco pessoas irão a julgamento por volta do dia 17 de outubro – um mês antes da Copa do Mundo do Catar – por suposta corrupção em seu contrato com o Barcelona.

Caso o Tribunal de Justiça de Barcelona acate a denúncia apresentada pela promotoria, o jogador pode ser condenado a dois anos de prisão e ficar de fora do maior torneio de futebol do planeta.

Como informou o El País, os pais de Neymar, dois ex-presidentes do Barcelona (Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu), e um dirigente do Santos também estão envolvidos no caso. Ademais, é exigido um pagamento de 8,4 milhões de euros (R$ 45,5 milhões) do Barcelona (listado como Pessoa Jurídica no processo) pelo Ministério Público espanhol.

A ação começou há 7 anos, movida pela DIS, empresa brasileira especializada no mercado de futebol, que alega ter sido enganada durante a contratação do atleta pelo Barcelona junto ao Santos em 2009, quando ele esquerda foi comprado pelo clube espanhol por cerca de 2 milhões de euros.

A denunciante, que pertence à rede supermercadista Sonda, pede uma indenização superior a 150 milhões de euros, e considera que foi vítima de um engano tramado pelo jogador, seus parentes e o Barcelona, já que detinha 40% dos direitos federativos do jogador quando ele era associado ao Santos.

Além do pedido de prisão de dois anos, o Ministério espanhol quer uma indenização de 10 milhões de euros. No caso da DIS, ela pede que o Neymar e seus pais fiquem presos por 5 anos, e que o atleta seja proibido de atuar nos gramados por esse período.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link