Tribunal Permanente dos Povos anuncia hoje sua sentença contra Bolsonaro

Atualizado em 1 de setembro de 2022 às 9:09
Bolsonaro. Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (01), o Tribunal Permanente dos Povos (TPP) anunciará sua sentença em relação às acusações contra Jair Bolsonaro por crimes cometidos durante a pandemia da covid-19.

Segundo a coluna de Jamil Chade, no UOL, na versão preliminar da sentença, a decisão apontava para uma condenação, citando inclusive possíveis crimes contra a humanidade. O texto está passando por revisão antes de ser divulgado.

Apesar de não ter o peso do Tribunal Penal Internacional (TPI), o TPP tem forte influência no mundo jurídico e pode aumentar a pressão internacional sobre Bolsonaro, além de repercutir na campanha eleitoral.

O julgamento da denúncia contra Bolsonaro por crimes contra a humanidade foi realizado em maio deste ano. A sessão durou oito horas e contou com nove testemunhas e 12 jurados de sete nacionalidades. A sessão foi realizada simultaneamente em Roma, onde fica a sede do tribunal internacional, e em São Paulo.

O TPP é considerado uma corte de opinião com impacto simbólico e reputacional, uma vez que profere vereditos sem aplicar penalidades.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link