Tribunal que condenou Lula contrata fundador do PT para dar curso a juízes

Atualizado em 6 de fevereiro de 2024 às 12:48
O petista Célio Golin dará cursos a magistrados do TRF-4, tribunal que já condenou Lula. Foto: Reprodução

Célio Golin, fundador do PT em Nonoai (RS), dará aulas para desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), responsável por condenar Lula. Ele foi contratado “desenvolver e realizar cursos” aos magistrados do tribunal.

Segundo o currículo do petista, ele fundou o diretório regional no município gaúcho, que fica a 400 quilômetros de Porto Alegre, em 1986. O TRF-4 não explicou quais serão os cursos ministrados por Golin ou os critérios adotados para sua contratação.

Ele é especializado em cursos sobre temática LGBTQIA+ e fundador do Nuances (Grupo pela Livre Expressão Sexual), atuou na primeira parada gay do Rio Grande do Sul e se apresenta como militante de direitos humanos.

Ele também é autor de livros como “Homossexualidade, Cultura e Política”, “Homossexualidade e Direitos Sexuais – Reflexões a partir da decisão do STF”, e “Bola Dividida – Futebol em Nonohay no século passado”. Ele receberá um valor simbólico de R$ 556 para ministrar os cursos no tribunal.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Foto: Divulgação

O TRF-4, em 2018, foi responsável por manter a condenação a nove anos de prisão de Lula de Lula, então alvo da Lava Jato. No ano seguinte, em 2019, o tribunal também aumentou a pena do petista no caso do sítio de Atibaia: a pena imposta a ele 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) foi de 12 anos e 11 meses de prisão, mas o TRF-4 subiu a pena para 17 anos.

O tribunal também negou os recursos apresentados pela defesa do petista no caso do sítio, em 2020. No ano seguinte, no entanto, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as decisões após declarar a parcialidade do ex-juiz e atualmente senador Sergio Moro (União-PR).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link