Destaques

Trump admite em gravação ter guardado com ele documentos sigilosos do Pentágono

Ex-presidente Donald Trump. (Foto: Reprodução)

Donald Trump, ex-presidente dos EUA, reconheceu que reteve informações militares “secretas” e que não havia retirado o sigilo das mesmas. As afirmações do ex-mandatário teriam ocorrido em gravação durante uma reunião de 2021. O material foi obtido e divulgado pela CNN.

“Como presidente, eu poderia ter desclassificado [como sigilosas], mas agora não posso”, disse Trump na transcrição dos arquivos de áudio.

Na reunião em questão, Trump estaria discutindo um documento do Pentágono sobre o ataque ao Irã.

O “retorno” das discussões acerca do tema fazem referência a abertura de um novo processo contra Trump pela Justiça americana. A investigação é do procurador especial Jack Smith sobre o manuseio incorreto de documentos confidenciais por parte do ex-chefe de estado.

Os detalhes da acusação não foram divulgados, portanto, não se sabe se alguma das sete acusações se refere à reunião registrada de 2021. Ainda assim, a gravação é significativa porque mostra que o ex-presidente tinha um entendimento de que os registros que possuía depois que deixou a Casa Branca eram confidenciais.

Trump, publicamente, afirmou que todos os documentos que trouxe com ele para sua residência na Flórida já haviam se tornado de domínio público. Enquanto era investigado a respeito da veracidade disso, ele criticava a investigação do procurador especial como uma caça às bruxas política, tentando interferir em sua campanha presidencial de 2024.

Donald Trump no gabinete oficial na Casa Branca. (Foto: Reprodução)

A transcrição da gravação de áudio sugere que Trump está mostrando o documento que está discutindo para os presentes e que ele tem conhecimento pleno de que se tratavam de informações sigilosas.

“Segredo. Esta é uma informação secreta. Olhe, olhe para isso”, disse Trump em um determinado momento. “Isto foi feito pelos militares e entregue a mim.”

0 comentário esperando moderação

“Bem, com Milley – deixe-me ver isso, vou te mostrar um exemplo. Ele disse que eu queria atacar o Irã. Isso não é incrível? Eu tenho uma grande pilha de papéis, essa coisa acabou de aparecer”, disse Trump em outro trecho

Trump continua: “Todos os tipos de coisas – páginas inteiras, veja. Espere um minuto, vamos ver aqui. Acabei de encontrar, não é incrível? Isso ganha totalmente o meu caso, você sabe. Exceto que é altamente confidencial. Segredo. Esta é uma informação secreta. Olha, olha isso.”

Em março, os promotores intimaram Trump pelo documento mencionado na gravação de 2021. Os advogados do ex-presidente forneceram alguns documentos relacionados ao Irã em resposta à intimação, mas não conseguiram encontrar o documento em si.

A defesa de Trump disse que o ex-presidente recebeu uma intimação do Departamento de Justiça para comparecer ao tribunal nesta terça-feira (13) no sul da Flórida.

A investigação de Mar-a-Lago é uma das duas lideradas por Smith, que foi nomeado conselheiro especial em novembro pelo procurador-geral Merrick Garland. A investigação de Smith sobre os esforços para anular a eleição de 2020 ainda está em andamento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Victor Nunes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Nunes

Recent Posts

FAB vê dificuldade logística para entregar doações no RS

A Força Aérea Brasileira (FAB) identificou uma série de desafios logísticos na distribuição de doações…

30 minutos ago

PF encontra pista sobre motivação do assassinato de Marielle no celular de Brazão

Um print encontrado no celular de Domingos Brazão é considerado pela Polícia Federal (PF) e…

48 minutos ago

A catástrofe no RS, os saqueadores, o cavalo no telhado e as ratazanas. Por Moisés Mendes

Um homem pegou uma picareta e, para acabar com o barulho que o incomodava, destruiu…

2 horas ago

VÍDEO – Jorge Seif aparece bêbado em live e vira piada nas redes: “Desliga isso”

O senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC) fez uma live na última quinta-feira (9) comentando as…

3 horas ago

Caso Marielle: Major Ronald ajudou definir data e local do crime, diz PGR

Ronald Paulo de Alves Pereira, o Major Ronald, foi apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR)…

3 horas ago

“Perigo extremo’: RS volta ter temporais com ventos até 90 km/h a partir desta sexta

O Rio Grande do Sul está sob um aviso de "perigo extremo" devido à previsão…

3 horas ago