
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os republicanos podem enfrentar dificuldades nas eleições legislativas de meio de mandato de 2026, mesmo enquanto sustenta que o país vive “a maior economia da história”. A declaração foi dada em entrevista publicada na noite de sábado (13) pelo jornal “The Wall Street Journal”, realizada no Salão Oval na sexta-feira (12).
Trump, que retornou à Casa Branca em janeiro, voltou a atribuir a inflação ao governo do democrata Joe Biden e disse que os efeitos de sua política econômica ainda levam tempo para serem percebidos pelo eleitorado. Segundo o presidente, investimentos estariam em andamento em áreas como indústria automobilística e inteligência artificial, com entrada de recursos no país:
“Criei a maior economia da história. Mas pode levar tempo para as pessoas entenderem todas essas coisas. Todo esse dinheiro que está entrando no nosso país está construindo coisas neste exato momento: fábricas de automóveis, IA, um monte de coisas. Não posso dizer como isso vai se traduzir para o eleitor, a única coisa que posso fazer é o meu trabalho”.

Ao comentar o cenário eleitoral, Trump afirmou que “os preços estão em boa forma”, mas reconheceu que, historicamente, é difícil para o partido no poder manter o controle do Congresso nas eleições de meio de mandato. Ele também disse que presidentes com gestões consideradas bem-sucedidas já enfrentaram derrotas semelhantes no passado:
“Vamos ver o que acontece. Deveríamos ganhar. Mas, você sabe, estatisticamente é muito difícil ganhar. Sim, não faz sentido”.
Apesar de afirmar que cumpriu a promessa de reduzir a inflação, pesquisas indicam baixa aprovação de sua política econômica. Levantamento da Universidade de Chicago para a Associated Press aponta que 31% dos norte-americanos aprovam a gestão econômica de Trump, contra 40% registrados em março.
A inflação anual foi de 2,8% em setembro, e os dados de outubro não foram divulgados devido à paralisação administrativa provocada por impasse orçamentário no Congresso.