
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu a Vladimir Putin após o líder russo defender publicamente que ele deveria vencer o Prêmio Nobel da Paz. O americano compartilhou o discurso do aliado em sua rede social, a Truth Social.
“Obrigado, presidente Putin”, escreveu. A manifestação ocorre após o Comitê Norueguês anunciar a golpista María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, como vencedora do prêmio em 2025. Veja a publicação:

Putin criticou a escolha, afirmando que “o prestígio do prêmio se perdeu”. Segundo ele, o Nobel tem sido concedido “a pessoas que nada fizeram pela paz”. O comentário foi feito nesta sexta (10), durante visita oficial ao Tajiquistão, onde o presidente russo se reuniu com o líder local, Emomali Rahmon, para discutir cooperação bilateral e segurança regional.
“Houve casos em que o Comitê Nobel concedeu o prêmio a pessoas que nada fizeram pela paz. O prestígio do prêmio se perdeu em grande parte”, prosseguiu. Durante o mesmo discurso, Putin elogiou Trump e sugeriu que o presidente americano merecia o Nobel da Paz.
Trump já havia declarado que merecia o Nobel por ter “encerrado sete guerras no mundo” e por seus esforços para conter a guerra em Gaza. O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também defendeu que ele recebesse a premiação.
Em post no X, María dedicou o Nobel da Paz a Trump e por seu apoio decisivo à sua causa. “Contamos com o Presidente Trump, o povo dos Estados Unidos, os povos da América Latina e as nações democráticas do mundo como nossos principais aliados para alcançar a Liberdade e a democracia”, escreveu a golpista.
This recognition of the struggle of all Venezuelans is a boost to conclude our task: to conquer Freedom.
We are on the threshold of victory and today, more than ever, we count on President Trump, the people of the United States, the peoples of Latin America, and the democratic…
— María Corina Machado (@MariaCorinaYA) October 10, 2025