Trump agradece a Putin por dizer que ele deveria ganhar o Nobel da Paz

Atualizado em 10 de outubro de 2025 às 13:57
Vladimir Putin e Donald Trump. Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu a Vladimir Putin após o líder russo defender publicamente que ele deveria vencer o Prêmio Nobel da Paz. O americano compartilhou o discurso do aliado em sua rede social, a Truth Social.

“Obrigado, presidente Putin”, escreveu. A manifestação ocorre após o Comitê Norueguês anunciar a golpista María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, como vencedora do prêmio em 2025. Veja a publicação:

Post de agradecimento de Donald Trump a Vladimir Putin na Truth Social. Foto: Reprodução

Putin criticou a escolha, afirmando que “o prestígio do prêmio se perdeu”. Segundo ele, o Nobel tem sido concedido “a pessoas que nada fizeram pela paz”. O comentário foi feito nesta sexta (10), durante visita oficial ao Tajiquistão, onde o presidente russo se reuniu com o líder local, Emomali Rahmon, para discutir cooperação bilateral e segurança regional.

“Houve casos em que o Comitê Nobel concedeu o prêmio a pessoas que nada fizeram pela paz. O prestígio do prêmio se perdeu em grande parte”, prosseguiu. Durante o mesmo discurso, Putin elogiou Trump e sugeriu que o presidente americano merecia o Nobel da Paz.

Trump já havia declarado que merecia o Nobel por ter “encerrado sete guerras no mundo” e por seus esforços para conter a guerra em Gaza. O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também defendeu que ele recebesse a premiação.

Em post no X, María dedicou o Nobel da Paz a Trump e por seu apoio decisivo à sua causa. “Contamos com o Presidente Trump, o povo dos Estados Unidos, os povos da América Latina e as nações democráticas do mundo como nossos principais aliados para alcançar a Liberdade e a democracia”, escreveu a golpista.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.