Trump anuncia novas tarifas contra Colômbia e acusa país de “produzir drogas”

Atualizado em 19 de outubro de 2025 às 22:42
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Colômbia, Gustavo Petro. Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (19) que seu governo deve anunciar tarifas sobre a Colômbia nesta segunda-feira (20), intensificando as tensões diplomáticas entre os dois países. A declaração foi feita após o senador republicano Lindsey Graham publicar no X (antigo Twitter) que Trump preparava “grandes tarifas” contra o país em razão do tráfico de drogas.

“O presidente Trump é mais duro do que qualquer outro presidente em nossa história e me informou que vai atacar a Colômbia, não apenas seus traficantes e traficantes de drogas, mas também onde dói: no bolso. Ele anunciará tarifas pesadas contra a Colômbia, hoje ou amanhã”, publicou Graham.

“Li a declaração do senador Graham e está correta. Sim, estive com ele hoje”, disse Trump a repórteres a bordo do avião presidencial, confirmando que fará o anúncio “amanhã”. O presidente norte-americano também defendeu a suspensão da ajuda à Colômbia, decretada por ele na semana anterior, negando que isso prejudique o combate ao narcotráfico.

“Eles não lutam contra as drogas. Eles fabricam drogas. Refinam drogas. Produzem cocaína. Têm fábricas de cocaína. Eles não lutam contra as drogas”, declarou Trump. Ele ainda afirmou que “a Colômbia está fora de controle” e criticou o atual governo colombiano.

“Estou suspendendo todos os pagamentos à Colômbia porque eles não têm nada a ver com a luta contra as drogas. A Colômbia está fora de controle e agora eles têm o pior presidente que já tiveram”, disse o republicano.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Imagem: Reprodução.

A medida promete aumentar a tensão entre Washington e Bogotá, que já enfrentam atritos em temas de segurança e cooperação internacional. Autoridades colombianas ainda não se pronunciaram oficialmente sobre as declarações.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.