Trump assediava modelos adolescentes em concurso nos anos 90, dizem vítimas

Atualizado em 19 de julho de 2025 às 11:15
Donald Trump aparece como jurado em um concurso de beleza com modelos menores de idade nos anos 90. Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais um vídeo no qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparece, nos anos 1990, como jurado de um concurso de beleza com modelos menores de idade. O evento em questão é o “Look of the Year”, promovido pela Elite Model Management, realizado em 1991, com participantes entre 14 e 19 anos.

Na época, Trump estava diretamente ligado à organização do concurso, chefiado por John Casablancas. Em 1991, ele foi o principal patrocinador, tendo cedido seu hotel de luxo, o Plaza — um castelo urbano com vista para o Central Park — para sediar o evento e hospedar as jovens participantes.

O livro “All The President’s Women: Donald Trump and the Making of a Predator [Todas as Mulheres do Presidente: Donald Trump e a Gênese de um Predador, em tradução livre]” reúne diversos relatos de mulheres que acusam Trump de assédio sexual durante os anos 1990, muitas delas ligadas ao meio da moda e dos concursos de beleza.

Os relatos

Stacy Wilkes, então com 16 anos, participou da edição de 1991 e relatou que Trump, além de jurado, costumava entrar sem aviso prévio nos bastidores onde as modelos trocavam de roupa.

“Era muito desconfortável, porque parecia que ele inventava desculpas para ver todas as adolescentes se trocando. Quando você está num desfile, precisa de ajuda para trocar rapidamente de roupa. Ele não precisava estar lá”, afirmou.

Segundo ela, nenhuma modelo ousava reclamar: “Nós tínhamos medo. Se disséssemos algo, sabíamos que não venceríamos. Éramos muito jovens”.

NaKina Carr, também participante na época, relatou comportamentos semelhantes. “Ele era pegajoso… Ele sempre colocava as mãos nos lugares mais inapropriados. Quando ele vinha cumprimentar alguém com um beijo, ele sempre colocava a mão no quadril ou no bumbum.”

Ela acrescentou: “Outra coisa que era sua especialidade era quando posávamos para fotos. Sempre que ele colocava o braço ao redor de nós para posar, ele dava um jeito de tocar nos nossos seios”. Carr comentou ainda sobre a fama de Trump nos bastidores: “Se você tinha mais de 21 anos, não precisava se preocupar com ele”.

Iate

Em 1992, Trump voltou a sediar o “Look of the Year”. Shawna Lee, que participou da competição aos 14 anos, contou que um dos eventos aconteceu em um iate, onde as garotas desciam uma escada e dançavam diante de Trump e Casablancas.

“Eles estavam sentados em cadeiras na parte de baixo da escada. Era uma área muito pequena onde elas tinham que dançar. Eles riam e tiravam sarro das meninas. Esses caras são mais velhos do que o meu pai. Foi nojento. E não tinha nada a ver com ser uma boa modelo”, afirmou.

Os relatos ouvidos sugerem que Casablancas e alguns homens de seu círculo usaram o concurso como meio para manter relações sexuais com jovens modelos. Algumas das denúncias envolvem assédio, abuso ou exploração de adolescentes; outras se enquadram mais precisamente como estupro.