
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (3) que teve uma reunião “muito boa” com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, no Salão Oval da Casa Branca. O encontro ocorreu após um período de tensões e declarações públicas de confronto entre os dois líderes.
Ao comentar a conversa, Trump disse que a relação pessoal entre eles foi positiva. “Nos demos muito bem. Ele e eu não éramos exatamente melhores amigos, mas não me senti ofendido porque nunca o tinha conhecido”, afirmou o presidente americano.
Trump também declarou que considerou Petro “fantástico” após o encontro. Segundo ele, além do combate às drogas, os dois discutiram outros temas de interesse bilateral durante a reunião, incluindo questões relacionadas a sanções, sem detalhar os pontos abordados.
President Trump on discussing counter-narcotic efforts with Colombian President Petro: “We’re working on that, we’re working on some other things, too, including sanctions. And we had a very good meeting.” pic.twitter.com/Jbl3K1Txgz
— Department of State (@StateDept) February 3, 2026
Questionado sobre avanços em acordos para enfrentar o tráfico de drogas — uma das principais cobranças dos Estados Unidos ao governo colombiano — Trump afirmou que pretende trabalhar no tema em conjunto com Petro. Ele não apresentou prazos nem medidas específicas.
O presidente americano também foi perguntado sobre a possibilidade de cooperação entre EUA e Colômbia contra grupos guerrilheiros e organizações classificadas como terroristas na Venezuela. Em resposta, declarou: “Eles querem que façamos isso, e nós faremos”.
Nos últimos meses, Trump havia criticado publicamente Petro, alegando que a Colômbia não estaria impedindo a produção e o envio de drogas aos Estados Unidos. Após uma conversa telefônica entre os dois em janeiro, o tom das declarações do presidente americano passou a ser mais conciliador.