Trump cria “fundo antiterrorismo” de US$ 8,8 milhões na América Latina

Atualizado em 1 de junho de 2026 às 23:24
PCC Comando Vermelho CV
O secretário de estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. Foto: Molly Riley/Casa Branca

O governo dos Estados Unidos criou um fundo de US$ 8,8 milhões, cerca de R$ 44,2 milhões, para financiar “investigações contra organizações terroristas” na América Latina e no Caribe. A iniciativa foi anunciada dias depois de Washington incluir o PCC e o Comando Vermelho nessa categoria.

O programa oferecerá treinamento a investigadores, promotores e juízes da região. A iniciativa também prevê ações contra conexões dessas redes com financiamento do terrorismo e organizações criminosas transnacionais. O programa busca ampliar o compartilhamento de informações com órgãos dos Estados Unidos.

Chamado de Programa de Interrupção Jurídica e Financeira do Contraterrorismo no Hemisfério Ocidental, o projeto ficará sob responsabilidade do Escritório de Contraterrorismo do Departamento de Estado.

Donald Trump indiciou Raúl Castro por atentado contra um avião dos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Patrick B. Ruddy/Casa Branca

O órgão afirma que o objetivo é “fortalecer a capacidade dos beneficiários de responsabilizar organizações terroristas estrangeiras, por meio do aprimoramento dos marcos legais e da interrupção de suas redes financeiras”.

O anúncio ocorre em meio à decisão dos Estados Unidos de classificar PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas. A medida foi criticada pelo governo Lula, que vê risco de interferência na soberania brasileira e de impactos econômicos sobre empresas e instituições financeiras.

A Estratégia Nacional de Segurança dos Estados Unidos prevê deslocamento de capacidades de defesa, incluindo militares e de inteligência, de regiões como Ásia e Europa para as Américas. O objetivo declarado é proteger o território estadunidense de ameaças transnacionais.

Laura Jordão
Estudante de Sociologia e Política na Fundação Escola de Sociologia e Política e estagiária pelo Diário do Centro do Mundo. Adoro ciclismo, e busco estudar sobre mobilidade urbana e políticas públicas.