Trump declara vitória, diz que fechará fronteiras e promete “curar” os EUA: “Era de ouro”

Atualizado em 6 de novembro de 2024 às 6:48
Trump discursa a apoiadores na Flórida, na madrugada desta quarta-feira (6): ele está muito perto de ser eleito presidente. — Foto: Alex Brandon/AP

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou na madrugada desta quarta-feira (6) com tom de vitória em Palm Beach, na Flórida.

No momento em que subiu ao palco, a apuração dos votos ainda estava em andamento, mas Trump já liderava tanto no Colégio Eleitoral quanto no voto popular. O republicano, agora, conta com 267 delegados, superando os 224 de sua adversária democrata, Kamala Harris, enquanto o total necessário para a vitória é de 270.

Trump iniciou o discurso agradecendo o apoio do público, da família e dos amigos, classificando a própria conquista como o “maior movimento político de todos os tempos”. “Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América”, disse.

Em sua fala, o republicano enfatizou a intenção de fechar as fronteiras, esclarecendo que não irá impedir a entrada de pessoas no país, desde que de forma legal. Segundo Trump, “E agora vamos chegar a um novo nível de importância, porque vamos ajudar nosso país a se curar. Nosso país precisa de ajuda urgente”.

Trump anunciou ainda o novo slogan de sua gestão: “Promessas feitas serão cumpridas”, e prometeu reverter a situação econômica dos Estados Unidos, com medidas para reduzir o déficit do governo e cortes de impostos, visando uma “volta por cima” nos indicadores econômicos.

Em um momento pessoal de seu discurso, Trump mencionou as tentativas de assassinato que enfrentou recentemente durante a campanha, afirmando que foi poupado por Deus para cumprir sua missão como presidente.

“Deus salvou minha vida por uma razão: para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza. Vamos seguir essa missão juntos. Essa tarefa não será fácil, mas trarei toda a minha energia e minha alma para conseguir”, afirmou o republicano.

Trump também reservou uma parte de seu discurso para agradecer a Elon Musk, destacando o apoio financeiro do bilionário e sua contribuição à campanha, chegando a sortear dinheiro para incentivar os eleitores. Ele descreveu Musk como um “supergênio” que merece reconhecimento, elogiando os avanços nas áreas de tecnologia e pesquisa espacial impulsionados por suas empresas.

Assista abaixo: