
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou neste sábado (3), a imagem do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, após sua captura por forças americanas. A publicação foi feita na rede social Truth Social e traz a legenda “Nicolás Maduro a bordo do USS Iwo Jima”.
Segundo Trump, Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram detidos durante uma operação militar em território venezuelano. De acordo com o relato, o casal foi encontrado dormindo em um abrigo considerado seguro no momento em que os militares chegaram ao local.
Ainda conforme o ex-presidente americano, os dois estão sendo levados para Nova York, onde devem responder à Justiça dos Estados Unidos. A expectativa é que Maduro e Cilia Flores sejam apresentados formalmente às autoridades judiciais já nesta segunda-feira (05).
Trump afirmou também que avalia quais serão os próximos passos em relação ao futuro político da Venezuela após a ação militar que resultou na captura do presidente venezuelano. Ele não detalhou quais medidas estão em análise.
Uma coletiva de imprensa convocada por Trump para as 13h, no horário de Brasília está ocorrendo neste momento após atraso. A previsão é de que o ex-presidente apresente mais informações sobre a operação e o ataque ao território venezuelano.
A ofensiva dos Estados Unidos provocou reações internacionais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nas redes sociais e classificou os bombardeios e a captura de Maduro como uma “afronta gravíssima” à soberania da Venezuela.
Veja a postagem:
🇺🇸🇻🇪 | URGENTE – MADURO CAPTURADO: TRUMP PUBLICA EN SU RED SOCIAL LA FOTO DE NICOLÁS MADURO A BORDO DEL USS IWO JIMA. pic.twitter.com/jimdynWC3w
— Alerta News 24 (@AlertaNews24) January 3, 2026