Trump diz que “encorajaria” Rússia a atacar aqueles que devem à Otan

Atualizado em 11 de fevereiro de 2024 às 13:38
Donald Trump – Reprodução

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, expressou seu apoio à Rússia, afirmando que “encorajaria” o país a agir contra aqueles que devem à Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Durante um evento de pré-campanha na Carolina do Sul, Trump mencionou um suposto encontro da Otan, onde um líder de um “grande país” admitiu não cumprir as metas de gastos militares da aliança.

Ao ser questionado sobre se protegeria um país inadimplente, Trump teria respondido que não, e que, na verdade, “encorajaria” a Rússia a agir como desejasse.

“‘E se nós não pagarmos e formos atacados pela Rússia, o senhor nos protegerá?’”, parafraseou Trump, referindo-se à pergunta que diz ter ouvido daquele chefe de Estado. “Eu respondi: ‘Você não pagou? Você está devendo?’”

“‘Não, eu não te protegeria. Na verdade, eu os encorajaria [a Rússia] a fazerem o que diabos quiserem’”, afirmou o ex-ocupante da Casa Branca entre 2017 e 2021.

Repercussão

A declaração de Trump gerou preocupação entre os membros da Otan, já que a aliança é comprometida com a defesa de seus membros em caso de ataque, especialmente os países europeus temem as consequências de uma possível ação militar russa.

Trump questiona o valor da Otan há muito tempo, alegando que os EUA arcam com um ônus financeiro excessivo para a defesa de outros países.

A Casa Branca, atualmente ocupada por Joe Biden, classificou os comentários de Trump como “chocantes e insanos”, destacando que encorajar invasões contra aliados por regimes hostis ameaça a estabilidade global.

Joe Biden. (Foto: Reprodução)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link