
O presidente Donald Trump afirmou, na madrugada desta sexta-feira (28), que irá “pausar permanentemente a imigração de todos os países do terceiro mundo” para os Estados Unidos, após o ataque cometido por um afegão que baleou dois soldados da Guarda Nacional.
Em sua publicação na Truth Social, após o dia de Ação de Graças, declarou: “Vou pausar permanentemente a imigração de todos os países do terceiro mundo para permitir que o sistema dos EUA se recupere totalmente.”
Trump afirmou ainda que pretende “acabar com os benefícios e subsídios de todos os não cidadãos” e prometeu “desnaturalizar imigrantes que minam a tranquilidade doméstica e deportar qualquer estrangeiro que seja um encargo público, risco à segurança ou incompatível com a Civilização Ocidental”.
Ele responsabilizou imigrantes pela “disfunção social” do país e criticou autoridades estaduais e parlamentares democratas, associando a chegada de estrangeiros ao aumento da criminalidade, à sobrecarga dos serviços públicos e à deterioração urbana.
Trump voltou a defender uma política de “migração reversa”, afirmando que “somente a imigração reversa pode resolver completamente essa situação”.
A very Happy Thanksgiving salutation to all of our Great American Citizens and Patriots who have been so nice in allowing our Country to be divided, disrupted, carved up, murdered, beaten, mugged, and laughed at, along with certain other foolish countries throughout the World,…
— Commentary: Trump Truth Social Posts On X (@TrumpTruthOnX) November 28, 2025
O autor do ataque, Rahmanullah Lakanwal, vive no país desde 2021 e recebeu asilo em abril de 2025, já durante o governo do republicano.
Lakanwal chegou aos EUA com um visto especial destinado a afegãos que auxiliaram o governo norte-americano durante a Guerra do Afeganistão — política instaurada na gestão Joe Biden. Mesmo com o visto expirado, permaneceu no país e solicitou asilo em 2024, sendo aprovado no ano seguinte. Trump disse que vai rever esse tipo de autorização.
🚨 #URGENTE || En un presunto tiroteo en el centro de #Washington 🇺🇸, dos elementos de la Guardia Nacional resultaron heridos; un sospechoso ya fue detenido.
Por su parte, el presidente Donald Trump sentenció que el atacante "pagará un precio muy alto" por lo sucedido.… pic.twitter.com/SAuwTvIl0o
— Diario de Puebla (@DiariodePuebla) November 26, 2025
Revisão de green cards
Um dia antes, o republicano já havia determinado a revisão dos green cards de estrangeiros de 19 países, a mesma lista que sofreu restrições de viagem durante seu governo em junho de 2025. Ele afirma que pretende revogar admissões feitas por “Autopen”, mecanismo automatizado de aprovação.
Lista de países alvos da revisão de green card:
- Afeganistão
- Chade
- República do Congo
- Eritreia
- Guiné Equatorial
- Haiti
- Irã
- Iêmen
- Líbia
- Mianmar
- Somália
- Sudão
- Burundi
- Cuba
- Laos
- Serra Leoa
- Togo
- Turcomenistão
- Venezuela