Trump diz que vai tomar a Groenlândia “de um jeito ou de outro”

Atualizado em 12 de janeiro de 2026 às 13:59
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Jim Watson/AFP

Donald Trump voltou a ameaçar a Groenlândia, dizendo que os Estados Unidos terão o controle do território “de um jeito ou de outro”. Em conversa com repórteres a bordo do Air Force One, ele alegou preocupações geopolíticas com a ilha.

“Claro que adoraria fazer um acordo com eles. É mais fácil. De um jeito ou de outro, vamos ficar com a Groenlândia”, disse o republicano. Ele ainda afirmou que, caso os EUA não tomem o controle da Groenlândia, a Rússia ou a China o farão.

“Se não tomarmos o território dinamarquês, a Rússia ou a China o farão, e eu não vou deixar isso acontecer”, prosseguiu. Trump também fez piadas sobre a defesa militar da Groenlândia, dizendo que as forças de defesa da ilha pareciam “dois trenós puxados por cães”.

Base espacial Pituffik, na Groenlândia. Foto: Reprodução

Na semana passada, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o governo americano está discutido ativamente a aquisição do território. “Estamos discutindo como seria uma possível compra”, afirmou em coletiva de imprensa.

As ameaças de Trump têm gerado reações negativas na Europa, principalmente da Dinamarca. A primeira-ministra do país, Mette Frederiksen, alertou que qualquer movimento dos EUA para tomar a Groenlândia à força teria sérias consequências para a OTAN, a principal aliança militar ocidental.

A liderança dinamarquesa tem insistido que a ilha deve continuar sob a soberania dos groenlandeses, e a ideia de uma anexação militar dos EUA é amplamente rejeitada por outros aliados ocidentais.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.