Trump levou documentos secretos ao deixar a presidência dos EUA

Atualizado em 18 de fevereiro de 2022 às 22:20
Trump levou documentos secretos ao deixar a presidência dos EUA. Foto do rosto de Trump com olhar pensativo e sério.
Atitudes do ex-presidente podem configurar violação da lei. Foto: Palácio do Planalto via Flickr

Os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos confirmaram nesta sexta-feira (18) que Trump levou documentos secretos ao deixar a presidência dos EUA. A agência “identificou nas caixas itens marcados como informações de segurança nacional”, segundo a carta postada no site dos Arquivos enviada à deputada democrata Carolyn B. Maloney.

“Como os Arquivos Nacionais identificaram informações classificadas nas caixas (com os documentos entregues), sua equipe entrou em contato com o Departamento de Justiça”, informa a carta, assinada por David S. Ferriero, responsável pela agência.

Os Arquivos divulgaram na carta a Maloney que a Casa Branca, na época de Trump, não teve como entregar registros que incluíam, por exemplo, “certos registros de mídia social”.

Ferriero disse também que “alguns funcionários da Casa Branca conduziram negócios oficiais usando contas não oficiais de mensagens eletrônicas que não foram copiadas ou encaminhadas para suas contas oficiais de mensagens eletrônicas”.

Leia mais:

 1 – VÍDEO – Barroso detona ataques de Bolsonaro às eleições: “Repetição mambembe de Trump”

 

2 – Steve Bannon e a seita que une Bolsonaro a Trump. Por Fernando Miller

 

3 – Partido mudou de posição a mando de Trump

Trump pode ser denunciado por violar a lei

Uma lacuna se abre em relação a como o governo Trump lidava com os registros. Investigações de um repórter do The New York Times mostra que que há casos de maços de papel impressos entupidos em vasos sanitários, o que poderia indicar tentativas de Trump tentando dar descarga neles.

Outro problema é o uso de telefones celulares por Trump para realizar negócios oficiais. Em 6 de janeiro, por exemplo, há lacunas que dificultam compreender como aconteceu a comunicação na Casa Branca durante o motim no Capitólio. As ações do ex-presidente podem ser enquadradas como uma violação da lei.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link