Trump orquestrou “tentativa de golpe” em invasão ao Capitólio, aponta comissão

Atualizado em 10 de junho de 2022 às 11:31
Para a comissão que investiga a invasão no Capitólio, a ação foi uma tentativa de golpe
Capitólio em meio a invasão dos trumpistas, em janeiro de 2021
Foto: Reuters

Em investigação, a invasão no Capitólio nos Estados Unidos foi considerado uma tentativa de golpe responsabilizada pelo ex-presidente Donald Trump. Segundo os investigadores, o ataque que ocorreu em janeiro de 2021 foi no momento em que Trump fazia acusações de fraude nas eleições que elegeram o atual presidente Joe Biden.

A comissão deu início as investigações no ano passado e aproximadamente 140 mil documentos estão analisados. “6 de janeiro foi o auge de uma tentativa de golpe, uma tentativa descarada, como disse um desordeiro pouco depois, para derrubar o governo. A violência não foi um acidente”, afirmou o presidente da comissão Bennie Thompson.

“A conspiração para frustrar a vontade do povo não acabou. Há aqueles que têm sede de poder neste país, mas não têm amor ou respeito pelo que tornam os EUA grandes”, continuou.

Já segundo a vice-presidente da comissão, Liz Cheney, Trump foi quem organizou os invasores para ao ataque no ano passado. “Aqueles que invadiram nosso Capitólio e lutaram por horas contra a aplicação da lei foram motivados pelo que o presidente Trump lhes disse: que a eleição foi roubada e que ele era o presidente legítimo. (…) O presidente Trump convocou a multidão, reuniu a multidão e acendeu a chama desse ataque”, disse.

Na primeira audiência do processo, foram exibidas imagens da invasão ao Congresso, onde aparecem apoiadores do ex-presidente lendo textos feitos pelo ex-presidentes. Ainda para o mês de junho, mais cinco audiências devem acontecer, porém a comissão não declarou ainda o que deve acontecer após essas audiências.

Segundo Biden, a invasão foi “uma violação clara e flagrante da Constituição”. Já Trump afirmou em suas redes sociais que o momento foi “o maior movimento da história” dos EUA “a fim de fazer a América grande novamente”.

Em 2020, após discursos de negação de Trump logo após as eleições em novembro daquele ano, extremistas de direita invadiram a sede do Congresso dos EUA, onde membros estavam reunidos para oficializar a vitória do  Biden nas eleições presidenciais.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link