
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça (1º) que não descarta a possibilidade de expulsar Elon Musk do país, após o bilionário sul-africano criticar o projeto de lei do orçamento federal. O dono do X foi o maior doador da campanha do republicano em 2024 e assumiu um cargo no governo, mas eles romperam em junho por conta da medida.
Desde então, Musk tem detonado as políticas de Trump, acusando os republicanos de abandonarem esforços para colocar os Estados Unidos na vanguarda das revoluções dos veículos elétricos e das energias limpas. Ele propôs a criação de um novo partido político, chamado “Partido América”, caso o projeto de lei fosse aprovado.
Em resposta, o líder de extrema-direita afirmou que a comissão de eficiência governamental (DOGE), anteriormente dirigida pelo bilionário, poderia ser usada para investigar os subsídios concedidos ao fundador da Tesla e SpaceX.
Questionado por jornalistas na Casa Branca sobre a possibilidade de deportar Musk, Trump respondeu: “Não sei. Teremos que examinar isso. Talvez tenhamos que impor o DOGE ao Elon. Sabem o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que pode ter que voltar e devorar o Elon”.
🇺🇸Trump, não descartou a possibilidade de deportar o magnata Elon Musk dos EUA
"Você sabe o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que talvez tenha que voltar e comer Elon", disse aos repórteres.
🚨AGORA: https://t.co/pLw6TdMxjL https://t.co/81un2NZnUI pic.twitter.com/uGWoWctbdK
— RT Brasil (@rtnoticias_br) July 1, 2025
A briga entre os dois envolveu até acusações de que o presidente americano estaria envolvido em uma rede de pedofilia. Musk disse que Trump foi citado nos “arquivos de Epstein”, conjunto de documentos e registros ligados a Jeffrey Epstein, magnata preso em 2019 sob acusações de tráfico e abuso sexual de mais de 250 menores.
Trump tem intensificado as ameaças contra o bilionário e diz que ele tem atacado suas medidas por conta da retirada de regras favoráveis a veículos elétricos. “Ele está muito incomodado com a situação, mas, sabem?, pode acabar perdendo muito mais do que isso, garanto a vocês agora mesmo. Elon pode perder muito mais do que isso”, prosseguiu.
Na noite de segunda (30), Trump fez comentários semelhantes em sua plataforma Truth Social, onde escreveu: “Sem subsídios, Elon provavelmente teria que fechar tudo e voltar para a África do Sul”.