Trump recorre da decisão do Maine que o impede de concorrer no estado

Atualizado em 3 de janeiro de 2024 às 15:07
O ex-presidente norte-americano Donald Trump. Reprodução

Na noite de terça-feira, 2 de janeiro, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou um recurso ao Tribunal Superior de Kennebec, no Maine, buscando reverter a decisão que o impede de participar das primárias estaduais deste ano.

Em um documento de 11 páginas, Trump criticou a secretária de Estado do Maine, Shenna Bellows, alegando que ela é “tendenciosa” devido à sua filiação ao Partido Democrata e a acusou de “preconceito”.

A queixa também argumentou que seus advogados não tiveram tempo nem oportunidade adequada para apresentar a defesa ao tribunal, violando assim o devido processo legal. Além disso, Trump questionou a autoridade legal de Bellows para lidar com as contestações à sua candidatura e exigiu que seu nome fosse reintegrado imediatamente como opção nas primárias.

A decisão que proíbe a participação de Trump, divulgada em dezembro de 2023, fundamenta-se na cláusula de insurreição da 14ª Emenda Constitucional Americana. Essa cláusula proíbe membros do Congresso, do exército e dos governos federais e estaduais de violarem a Constituição através de rebeliões.

Trump enfrenta a possibilidade de punição devido às tentativas de anular os resultados das eleições de 2020 e incitar a invasão ao Capitólio.

A audiência pública conduzida por Bellows foi motivada por queixas de eleitores do Maine sobre a nomeação de Trump para a corrida presidencial deste ano. Eles argumentam que o ex-presidente deveria ser impedido de concorrer devido à sua participação no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Bellows, em uma deliberação de 34 páginas, afirmou que Trump instigou seus apoiadores a acreditar em falsas acusações de fraude eleitoral, buscando impedir a transferência de poder. A proibição de sua candidatura seria uma resposta a “um ataque às fundações do nosso governo”.

A decisão do Maine segue a abordagem do Colorado, onde o Supremo Tribunal estadual concluiu que Trump deveria ser excluído das primárias devido ao episódio de 6 de janeiro. Ambas as medidas foram suspensas para permitir que Trump recorra. O tribunal tem até 17 de janeiro para tomar uma decisão sobre o assunto.

O Supremo do Michigan, por outro lado, deu aval para que Trump participe das primárias locais, enquanto o Partido Republicano do Colorado e um grupo de eleitores do Colorado contestam a elegibilidade do candidato perante a Suprema Corte.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link