Trump será preso caso seja condenado?

Atualizado em 20 de abril de 2024 às 15:07
Donald Trump. Foto: Divulgação

O jornal norte-americano The New York Times explica qual poderá ser o desfecho do julgamento do ex-presidente Donald Trump. As 34 acusações que Trump enfrenta num tribunal de Manhattan são por falsificar registros comerciais vinculados a um pagamento secreto a uma atriz pornô, Stormy Daniels.

Todos são crimes de Classe E, a categoria mais baixa de crimes no estado de Nova York, e cada acusação acarreta uma pena máxima de quatro anos de prisão.

Juan Merchan, juiz do caso, deixou claro que leva a sério o crime do colarinho branco e pode colocar Trump atrás das grades. Se o ex-presidente fosse condenado por mais de uma acusação, é provável que o juiz Merchan impusesse uma sentença simultânea, cumprindo as penas simultaneamente e ficando quatro anos preso.

Juan Merchan. Foto: Divulgação

No entanto, nada na lei exige que Merchan prenda Trump, provável candidato presidencial republicano, caso o empresário seja condenado pelo júri. O juiz poderia, em vez disso, condená-lo à liberdade condicional.

Além disso, se Trump for condenado, o processo de apelação poderá levar vários meses. Trump poderia primeiro levar o caso à Divisão de Apelação em Manhattan e, em última análise, solicitar a revisão do mais alto tribunal do estado, em Albany.

Em resumo, é pouco provável que qualquer recurso de apelação seja resolvido antes do dia das eleições. E ele provavelmente permaneceria em liberdade pelo menos até que o recurso fosse julgado. Assim, Trump deve concorrer como candidato republicano nas eleições americanas de novembro.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link