Trump usa vídeo de IA para ridicularizar atos “No Kings”

Atualizado em 19 de outubro de 2025 às 15:01
O presidente estadunidense Donald Trump. Foto: Reprodução/

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu neste domingo (19) às manifestações “No Kings” (“Sem Reis”) publicando um vídeo feito por inteligência artificial em sua rede Truth Social. Na montagem, Trump aparece usando uma coroa e pilotando um avião militar com a inscrição “King Trump” (“Rei Trump”) na fuselagem, lançando “bombas” de fezes sobre os manifestantes que saíram às ruas no sábado (18) em diversas cidades dos EUA e da Europa.

O vídeo, que viralizou nas redes sociais, foi a primeira manifestação pública de Trump após os protestos em massa que criticaram o que os organizadores chamam de “guinada autoritária” do governo. Em entrevista concedida no mesmo dia à Fox News, o presidente ironizou as comparações com um monarca. “Estão se referindo a mim como rei. Eu não sou um rei”, disse.

O Partido Republicano minimizou as manifestações, chamando-as de “protestos antiamericanos”. Já os organizadores dos atos destacaram que a mobilização foi uma das maiores desde o retorno de Trump à Casa Branca. Bandas marciais, fantasias e faixas com trechos da Constituição americana marcaram os atos, que reuniram milhares de pessoas em locais como Times Square, em Nova York, e no centro de Los Angeles.

Os protestos também ocorreram em meio à paralisação do governo federal, o chamado shutdown, após o Congresso não conseguir aprovar o orçamento para estender o financiamento público. Com o impasse, milhares de servidores foram colocados em licença e outros trabalham sem remuneração temporária, cenário que alimentou a insatisfação popular.

Trump posted an AI video of himself wearing a crown and dumping shit from a “King Trump” jet on No Kings protesters.This is what Trump thinks about voters.

PatriotTakes 🇺🇸 (@patriottakes.bsky.social) 2025-10-19T02:09:43.849Z

Entre os manifestantes em Washington, o veterano da Guerra do Iraque Shawn Howard afirmou à Associated Press que decidiu protestar pela primeira vez por “ver o desrespeito à lei” da atual administração. “Detenções migratórias sem devido processo e o uso de tropas em cidades americanas são atitudes antiamericanas”, disse.

A mobilização “No Kings” foi a terceira grande onda de protestos desde a posse de Trump. Os atos se espalharam também por capitais europeias, como Londres e Madrid. Mesmo com o tom de sátira e humor das manifestações, o vídeo de Trump foi amplamente criticado por opositores, que o classificaram como “desrespeitoso e provocativo” em um momento de crescente polarização política no país.