Trump volta a defender o “grande” Bolsonaro e pede que o deixem em paz: “Caça às bruxas”

Atualizado em 9 de julho de 2025 às 7:30
Jair Bolsonaro e Donald Trump – Foto: Reprodução

Pelo segundo dia consecutivo, Donald Trump voltou a se manifestar em defesa de Jair Bolsonaro (PL). Em nova publicação na Truth Social, o presidente americano escreveu: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”.

A expressão usada por Trump remete à narrativa que adotou durante seu governo para se defender de investigações como a interferência russa nas eleições de 2016 e o caso da Ucrânia.

Ao repetir o termo em apoio a Bolsonaro, Trump tenta transferir a imagem de perseguição política também ao seu aliado brasileiro, reforçando o alinhamento entre suas defesas públicas.

Na segunda-feira (7), o republicano já havia criticado o Judiciário brasileiro e sugerido que Bolsonaro deveria disputar as eleições de 2026. “O único julgamento que deveria estar ocorrendo neste momento é o julgamento pelos eleitores do Brasil – o que chamamos de eleições”, escreveu Trump na ocasião, finalizando com: “DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!”.

O ex-mandatário brasileiro respondeu, agradecendo Trump pela manifestação “com muita alegria”.

Em contrapartida, o presidente Lula reagiu em nota oficial: “Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei — sobretudo aqueles que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito”, afirmou.

Nos bastidores, aliados de Bolsonaro articulam com figuras do Partido Republicano nos EUA possíveis sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

A Trump Media, responsável pela Truth Social, acionou a Justiça americana para citar o magistrado em uma ação que alega violação da liberdade de expressão nos EUA. O movimento elevou expectativas sobre sanções do Departamento do Tesouro.