TSE acolhe quase todas as propostas das Forças Armadas para as eleições

Atualizado em 11 de junho de 2022 às 22:04
De 15 propostas feitas pelas Forças Armadas para eleições, TSE acolheu 10
Bolsonaro junto a Forças Armadas
Foto: Isac Nóbrega

Após serem convidadas pelo ex-presidente do Superior Tribunal Eleitoral ministro Luís Roberto Barroso para integrar o CTE (Comitê de Transparência das Eleições), as Forças Armadas enviaram propostas para as eleições de 2022. Dentre as 15 feitas, 10 foram aprovadas. Os dados são de um levantamento do gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin. Além disso, quatro delas podem ser utilizadas.

As 15 recomendações foram feitas pelo general Heber Garcia Portella e pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, apenas uma das sugestões foi totalmente rejeitada. Ela era voltada para a disponibilização de relatórios de abstenções e dados sobre óbitos. No entanto o Superior a medida poderia ser contra a Lei Geral de Proteção de Dados, explicou a Corte

Das sugestões acolhidas pelo Tribunal, boa parte faz referência à totalização e possibilidade de auditoria as quais na maioria já eram previstas como a atuação de empresa especializada de auditoria, contratada por partido político, ou possivelmente uma totalização paralela dos votos.

Algumas sugestões, entretanto, segundo a análise, não poderão ser realizadas neste ciclo eleitoral. Fachin declarou em maio o período para mudança no pleito de 2022 já foi encerrado. Nesta quinta-feira, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, afirmou em ofício que as medidas das Forças não estão sendo prestigiadas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link