TSE dá dois dias para Bolsonaro explicar encontro com embaixadores

Atualizado em 11 de agosto de 2022 às 18:08
Presidente Jair Bolsonaro em reunião com embaixadores
Foto: Reprodução

O tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu prazo de dois dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar o encontro com embaixadores estrangeiros, no dia 18 de julho.

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE, atendeu a uma representação do Ministério Público Eleitoral, que acusa o atual chefe do Executivo federal de fazer propaganda eleitoral antecipada durante a reunião com embaixadores.

Na quarta-feira (10), o MP pediu à Justiça Eleitoral que Bolsonaro seja multado. O prazo para o presidente  manifestar-se vale a partir do momento em que ele receber a notificação oficialmente.

Na reunião com embaixadores, que aconteceu no Palácio da Alvorada, Bolsonaro questionou a segurança das urnas eletrônicas e repetiu mentiras sobre o sistema eleitoral.

Após o evento, partidos da oposição questionaram o encontro com diplomatas na Justiça Eleitoral. O PL, partido de Bolsonaro, defende que a reunião não configura propaganda eleitoral antecipada. O mesmo argumento foi usado pela defesa do presidente, que alega que o evento não teve caráter eleitoral.

O MPE pediu à Justiça Eleitoral que Bolsonaro fosse multado por ter promovido a reunião. Segundo o órgão, além da caracterização de propaganda eleitoral antecipada, foi identificado pedido de voto antes do início oficial da campanha eleitoral, que tem início em 16 de agosto. Também defendeu que vídeos do encontro sejam removidos das redes sociais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link