TSE determina que Eduardo Bolsonaro retire fake news sobre Lula das redes sociais

Atualizado em 29 de agosto de 2022 às 11:21
TSE determina que Eduardo Bolsonaro retire fake news sobre Lula das redes sociais
Deputado Eduardo Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri concedeu parcialmente liminar neste domingo (28/8) determinando a remoção de post do deputado federal Eduardo Bolsonaro, além de texto divulgado por um site, com a fake news de que Lula acabaria com os serviços de aplicativo como Uber e iFood, caso seja eleito.

A decisão foi proferida em representação movida pela Coligação Brasil da Esperança. As postagens traziam falas de Lula totalmente descontextualizadas, uma vez que ele nunca defendeu a extinção dos aplicativos – e sim falou a favor de garantias para os trabalhadores desses meios. A liminar aponta “grave descontextualização discursiva que subverteu e desvirtuou por completo o conteúdo da mensagem divulgada”, descambando na “criação de um conteúdo discursivo jamais dito”.

“A afirmação jamais foi proferida pelo ex-presidente Lula, evidenciando que as postagens, em verdade, fazem parte de campanha de propagação de fake news, com finalidade única de violar e interferir na lisura do processo eleitoral”, afirmam os advogados Angelo Ferraro e Cristiano Zanin Martins, que assinam a representação.

A Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é formada pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante e Agir.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link