TSE formaliza federação entre PT, PCdoB e PV

Atualizado em 23 de abril de 2022 às 20:15
Foto de mesa de reunião com integrantes do PCdoB, PV e PT.
TSE formalizou a federação neste sábado (23). Foto: Luciana Lima/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou neste sábado (23) a federação formada pelo PT, PCdoB e PV, grupo que será encabeçado pela chapa do ex-presidente Lula, junto com Geraldo Alckmin, à Presidência da República. Essa é a primeira federação aprovada pela Corte desde que foi aprovada no ano passado.

Agora, os três partidos passarão a funcionar como uma única legenda durante, no mínimo, os próximos 4 anos, incluindo nas eleições municipais de 2024. A federação é um dos mecanismos importantes para que países pequenos sobrevivam à cláusula de desempenho, que restringe as legendas que não alcançarem um número mínimo de parlamentares de acessar o fundo eleitoral e lançarem novos candidatos.

Federação contaria ainda com o PSB, mas houve divergências

As conversas para a formação de uma federação partidária contaram ainda com o PSB à mesa, mas a legenda preferiu apenas se coligar com o PT, tendo Geraldo Alckmin filiado ao partido e vice na chapa com o ex-presidente. A situação aconteceu porque não houve um consenso entre os petistas e os integrantes do PSB em candidaturas estaduais, como em São Paulo, com a disputa entre Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB) ao governo do estado.

Nas próximas semanas outra federação deverá ser formada no TSE, desta vez entre o PSOL e a Rede Sustentabilidade. As duas legendas já aprovaram a união e deverão protocolar o pedido formal de registro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link