TSE manda Damares apagar fake news que acusa Lula de ensinar crianças a usar crack

Atualizado em 18 de agosto de 2022 às 11:14
TSE pede a retirada de material de Damares nas redes sociais com conteúdo falso sobre Lula
Ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil, Damares Alves. Foto: Sergio Lima

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta quinta-feira (18/8), a remoção de quatro vídeos em que a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) divulga informações falsas sobre o governo do ex-presidente e candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. As publicações nas redes sociais afirmam que materiais para incentivar o uso de crack eram distribuídos a jovens durante a gestão do petista.

Na decisão, o ministro Raul Araújo entendeu que “é plausível a tese da representante de que o vídeo editado divulga fato sabidamente inverídico em que o conteúdo da publicação acaba por gerar desinformação”, o que configura propaganda eleitoral antecipada negativa.

A campanha do petista entrou com uma ação na Corte Eleitoral na última segunda-feira (15/8). No processo, a coligação que representa o candidato argumenta que a cartilha não incentivava o uso de drogas, pois “ela integrava uma estratégia de redução de danos, internacionalmente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, como meio eficaz para erradicar doenças”.

A ex-ministra também disse, em outra publicação, que o candidato do PT fez parte dos “governos às trevas”. De acordo com o processo, Damares “fez questão de apontar para uma imagem do ex-presidente Lula, com o indisfarçável objetivo de depreciá-lo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link