TSE manda derrubar fake news de que Lula está inelegível

Atualizado em 17 de setembro de 2022 às 23:01
Ex-presidente e candidato Lula (PT). Foto/Reprodução

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de trechos de vídeos antigos da Globo usados para afirmar que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria inelegível no pleito de 2022. O vídeo compartilhado se encontrava no Youtube. A decisão foi proferida na última sexta-feira (16) e atende uma representação da equipe jurídica da Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula-Alckmin.

A ministra também determinou que o YouTube e o Facebook identifiquem o responsável pelo canal “Valdir Gomes, o barba ruiva”, no YouTube.

Valmir Gomes foi quem apresentou os vídeos em formato de live no início do mês, na qual afirma  “revelações bombásticas”. Na legenda consta: “Urgente: Lula fora das eleições – Juiz Oscar Anibal Chiappano traz ao vivo a pior notícia para PT hoje”. Os vídeos, no entanto, são de 2018, e portanto descontextualizados.

Segundo o UOL, no mesmo dia, outro perfil publicou, em sua rede social Facebook, trecho do vídeo do “Plantão da TV Globo” em que a apresentadora Renata Lo Prete traz a notícia de rejeição do registro de candidatura de Lula. No entanto, esta notícia também se refere a 2018.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link