TSE manda PL de Bolsonaro provar que cumpriu a lei de cotas de negros e mulheres

Atualizado em 16 de julho de 2024 às 23:54
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) de roupa verde e amarela, em pé, falando em microfone e gesticulando
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) – Reprodução/Câmara dos Deputados

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, solicitou que o Partido Liberal (PL) apresente documentos que comprovem o cumprimento das leis de cotas partidárias para mulheres e pessoas negras nas eleições municipais deste ano.

De acordo com informações da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) da Corte divulgadas pelo Estadão, a sigla não comprovou a abertura de contas bancárias específicas destinadas à política inclusiva. No início do mês, a magistrada formalizou o pedido das provas necessárias.

Além disso, o PL não informou o endereço eletrônico onde é possível acessar a íntegra dos valores do fundo eleitoral. Foi decidido que, além de confirmar a abertura das contas, o partido deve “informar o link (URL) da página eletrônica do partido na qual será divulgado o valor recebido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha”. As evidências serão encaminhadas à Secretaria Judiciária para verificação de regularidade.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia , com expressão desconfiada
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia – Reprodução/Agência Brasil

No início deste ano, foi aprovado que a norma que incentiva mais candidaturas de negros e mulheres mudaria a distribuição do fundo eleitoral. O Partido Liberal foi a terceira sigla mais afetada, atrás apenas do PSD e do PSDB, com uma redução de R$ 8 milhões no orçamento devido ao número de mulheres e negros na última eleição.

Entre os dez candidatos mais votados pelo PL na eleição para a Câmara em 2022, apenas dois eram mulheres e um era negro. Os parlamentares são Carla Zambelli (PL-SP), Caroline de Toni (PL-SC) e André Rodrigues (PL-PE), respectivamente.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link