TSE marca julgamento que pode cassar mandato de Deltan e torná-lo inelegível

Atualizado em 10 de maio de 2023 às 16:08
Deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu a data de julgamento que pode resultar na cassação de Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O recurso apresentado pela Federação Brasil Esperança no Paraná (PT, PCdoB e PV) vai a plenário no próximo dia 16 e tem chances de impugnar a candidatura do ex-procurador. A informação é da coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.

O processo estava parado desde o dia 22 de março, quando os autos foram enviados ao relator, o ministro Benedito Gonçalves. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) havia julgado improcedentes as impugnações e deferiu o registro de candidatura de Dallagnol.

Os ministros do TSE vão analisar se Deltan deve se tornar inelegível por responder a processo administrativo no âmbito do Ministério Público Federal (MPF). A alegação do processo é que ele não poderia concorrer por ter pedido exoneração enquanto respondia a procedimento no órgão.

O pedido dos partidos também sustenta que ele deveria estar inelegível por sua condenação, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por gastos com diárias e passagens de procuradores da Lava Jato.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.