TSE mira “tios do Zap” em nova campanha contra fake news

Atualizado em 20 de junho de 2024 às 15:52
Campanha do TSE contra fake news vai mirar “tios do zap”. Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) planeja uma campanha de combate às fake news com foco nos “tios do zap”. A avaliação da corte é que eleitores com idade superior a 60 anos têm maior vulnerabilidade em relação à desinformação.

A presidente do tribunal eleitoral, ministra Cármen Lúcia, deve apoiar a iniciativa, que vem sendo comandada pelo Instituto Palavra Aberta em parceria com plataformas digitais. A magistrada deve promover uma reunião sobre o tema nesta quinta (20).

O projeto reúne influenciadores digitais da terceira idade e repete um modelo bem-sucedido nas eleições de 2022, quando o material obteve mais de 700 mil visualizações. Objetivo é promover um “letramento digital” e alertar o público alvo sobre os cuidados ao compartilhar conteúdos.

Plenário o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Divulgação

A campanha pedirá cautela aos idosos no compartilhamento de textos, imagens e links que possam conter conteúdo falso ou conspiratório. A ideia inicial do Instituto Palavra Aberta é que o conteúdo produzido pela instituição seja divulgado pelo TSE em seus canais oficiais.

O tribunal tem feito um estudo sobre o perfil do eleitorado em 2024, mas em 2022 foi identificado que o número de eleitores nessa faixa etária cresceu 24% em relação a 2018 e chegou a 14 milhões.

O TSE tem promovido uma série de medidas contra fake news nas eleições de 2024 e recentemente aprovou uma resolução que regulamenta o uso e inteligência artificial nas campanhas e proíbe o uso de deep fake por candidatos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link