TSE nega retirada de vídeo em que Lula chama Bolsonaro de covarde

Atualizado em 12 de agosto de 2022 às 14:28
Com 6 pontos percentuais Lula segue a frente de Bolsonaro no 1° turno
Ex-presidente Lula e presidente Jair Bolsonaro
Fotos: Reprodução

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido do PL para retirar das redes sociais vídeos em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chama o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “mentiroso” e “covarde”.

“O direito fundamental à liberdade de expressão não se direciona somente a proteger as opiniões supostamente verdadeiras, admiráveis ou convencionais, mas também aquelas que são duvidosas, exageradas, condenáveis, satíricas, humorísticas, bem como as não compartilhadas pelas maiorias”, escreveu o magistrado.

A determinação ocorreu a partir de um processo em que o PL afirmou que o discurso de Lula num evento em Fortaleza, no fim de julho, configurava propaganda antecipada, com discurso de ódio e ofensas à honra e à imagem do presidente. Nas peças enviadas ao TSE, a defesa do PL pede aplicação de multas de até R$ 25 mil.

“O presidente Jair Bolsonaro é adorador da liberdade de expressão e faz uso dela em larga escala. Contudo, algumas expressões que têm sido usadas no discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão além do razoável. Em casos de discurso de ódio e imputação de crime, o presidente Bolsonaro deu aval ao ajuizamento das ações”, afirmou a defesa de Bolsonaro em nota.

Na avaliação do ministro, o discurso do petista não contém pedido explícito de voto. Raul Araújo é o mesmo ministro que determinou a exclusão de um vídeo em que Lula chama Bolsonaro de genocida e proibiu atos políticos no Lollapalooza.

Bolsonaro autorizou a equipe jurídica do PL a processar candidatos que se manifestarem contra ele até 16 de agosto, quando tem início a campanha eleitoral oficialmente. Apenas no TSE, sete ações foram protocoladas contra Lula na semana passada.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link