TSE rebate tese absurda de Bolsonaro e das Forças Armadas: “Não existe sala escura”

Atualizado em 9 de maio de 2022 às 15:28
TSE vai disponibilizar boletins de urnas
TSE desmente sala escura na apuração dos votos
Foto: Reprodução

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rebateu a absurda tese de Jair Bolsonaro (PL) abraçada pelas Forças Armadas, que enviou questionamento oficial sobre a existência de uma suposta sala escura para a apuração dos votos. De forma dura, o Tribunal deixou claro que trata-se de mais uma fake news e que não existe qualquer sala e que nem é o TSE o único responsável pela apuração de votos.

Em mais um capítulo da crise em que vive o Tribunal e o governo federal, que sequestrou as Forças Armadas no debate e faz uso político da instituição para ameaçar dar um golpe, desacreditando do sistema eleitoral, as FA enviou questionamento oficial para o TSE sobre a suposta existência de uma sala escura para aprovação de votos. A tese é amplamente difundida por Bolsonaro, que insiste em dizer o absurdo, mesmo sabendo tratar-se de mentira.

“Não há, pois, com o devido respeito, “sala escura” de apuração. Os votos digitados na urna eletrônica são votos automaticamente computados e podem ser contabilizados em qualquer lugar, inclusive, em todos os pontos do Brasil”, responde a instituição, que faz questão de ser sarcástica e agradecer “todas as considerações e contribuições ofertadas”.

Além disso, a Corte aproveitou para desmentir que apenas três ou quatro pessoas acompanham os resultados das urnas. “É impreciso afirmar que os TREs não participam da totalização: muito pelo contrário, os TREs continuam comandando as totalizações em suas respectivas unidades da federação”, encerra a nota oficial.