TSE diz que vai analisar reclamações das Forças Armadas

Atualizado em 10 de junho de 2022 às 22:01
Urnas eletrônicas

Uma nota foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dizendo que o ofício encaminhado nesta sexta-feira (10) pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, será analisado.

Nogueira afirma no documento em questão que sete propostas foram encaminhadas pelas Forças Armadas à Comissão de Transparências das Eleições, criada pelo TSE, porém, que “ainda não foi possível concretizar a discussão técnica”.

O general ainda reforçou: “Até o momento, reitero, as Forças Armadas não se sentem devidamente prestigiadas por atenderem ao honroso convite do TSE para integrar a CTE”.

Por outro lado, o TSE respondeu dizendo que “analisará todo o conteúdo remetido, realçando desde logo que todas as contribuições sempre são bem-vindas e que preza pelo diálogo institucional que prestigie os valores republicanos e a legalidade constitucional”.

O TSE também defendeu as urnas eletrônicas, principal alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL), dizendo que as atuais “possui características de segurança superiores ao estabelecido pelo Manual de Condutas Técnicas definido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação”.

A corte ainda destacou: “Além disso, relembre-se que, a qualquer tempo, é permitido aos partidos políticos fiscalizar todas as fases do processo de votação e apuração das eleições, bem como o processamento eletrônico da totalização dos resultados, conforme previsto pela Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições.”

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link