TSE suspende julgamento de Bolsonaro; MP Eleitoral pede condenação do ex-presidente

Atualizado em 22 de junho de 2023 às 13:16
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o julgamento contra Jair Bolsonaro, que ocorria nesta quinta (22). O presidente da corte, Alexandre de Moraes, adiou a votação para a próxima terça (27) após a leitura do parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pediu a condenação do ex-presidente.

O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, se manifestou na primeira etapa do julgamento e disse que “estão estampados” elementos que justificam o afastamento de Bolsonaro das eleições. Ele diz que houve desvio de finalidade e busca de vantagem na disputa eleitoral de 2022.

O ex-presidente é julgado por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em julho de 2022, quando fez ataques ao sistema eleitoral. “Conclusão dos autos conduzem que o evento foi deformado em instrumento de manobra eleitoreira traduzindo em desvio de finalidade”, afirmou o representante do MPE.

Gonet ainda alegou que a fala de Bolsonaro no encontro não estava protegida por liberdade de expressão. “Um discurso dessa ordem não compõe o domínio normativo da liberdade de expressão”, argumentou.

O TSE reservou três sessões ordinárias para julgar o caso e a volta do julgamento começará com o voto do relator, Benedito Gonçalves.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link