TSE vai disponibilizar boletins de urnas no dia da eleição para apurações paralelas

Atualizado em 4 de maio de 2022 às 14:59
TSE vai disponibilizar boletins de urnas
Boletins de urnas serão disponibilizados no mesmo dia da eleição
Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai disponibilizar os boletins com o resultado de cada urna eletrônica ao público no mesmo dia da eleição. Órgãos, entidades e cidadãos comuns poderão fazer a apuração dos votos em tempo real em paralelo com a corte eleitoral, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

É a primeira vez que o tribunal decide fornecer esse serviço logo após o fechamento das urnas. Nos anos anteriores, os boletins eram publicados na internet em até três dias após o pleito. A mudança foi aprovada pelo plenário do TSE em março deste ano.

A publicação dos boletins no mesmo dia faz parte da estratégia de criar um discurso que fortaleça a Justiça Eleitoral frente à ofensiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eletrônico de votação. O TSE vem adotando uma série de medidas para ampliar a transparência do sistema eleitoral para esvaziar o discurso de Bolsonaro de que as urnas são passíveis de fraudes.

O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, foi relator da proposta e defendeu a alteração: “Com o objetivo de ampliar o acesso à informação e, consequentemente, favorecer a máxima fiscalização e transparência, propõe-se a alteração da resolução para que cidadãos, partidos políticos, federações e candidatos possam visualizar no sítio eletrônico deste tribunal superior os boletins de urna e tabelas de correspondência encaminhados para a totalização, ao longo de todo o período de recebimento, e não mais em 3 dias, como preconizava a redação original”, disse.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link