VÍDEO: Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão

Atualizado em 15 de janeiro de 2022 às 16:49
Tsunami
Vulcão submarino entra em erupção e causa tsunami

Um Tsunami atingiu a capital de Tonga, no oceano Pacífico no dia de hoje (15). O fenômeno aconteceu após a erupção de um vulcão submarino.

O alerta foi emitido pela ilha vizinha, Fiji, que pediu que os moradores evitassem a zona costeira.

Uma base na Samoa Americana, que pertence aos EUA, confirmou o alerta de tsunami e registrou grandes ondas na região.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as ondas avançando sobre casas.

A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai foi registrada durante a madrugada deste sábado. Ele está localizado a 65 km ao norte da capital de Tonga, Nuku’alofa.

Leia mais:

1- Eduardo Bolsonaro rejeita PL e ensaia frente bolsonarista no PRTB

2- Líder nas pesquisas, petista defendeu a democracia brasileira

3- Ciro gasta mais do que deve e deputados do PDT ficam preocupados

Não há informações sobre mortos ou feridos

De acordo com a agência de notícias Associated Press, ainda não há relatos de feridos ou mortes, mas a comunicação com Tonga foi cortada.

O Escritório de Meteorologia da Austrália, disse que a erupção causou um tsunami de 1,2 metro, mas que não existe risco do maremoto se aproximar do país continental. Segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, ondas de 83 centímetros foram registradas na capital tonganesa,

Tonga está em uma zona de grande atividade sísmica, o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, devido ao encontro de placas tectônicas.

Outros países também emitiram alerta para tsunami

Autoridades americanas comunicaram que também há risco de que um tsunami se forme na Costa Oeste dos EUA, no litoral dos estados de Washington e Oregon.

A agência meteorológica do Japão emitiu alertas de tsunami e disse que são esperadas ondas de até três metros nas ilhas Amami, no sul.

No Chile, o Escritório Nacional de Emergências (Onemi) advertiu sobre a possibilidade de um “tsunami menor” atingir a Ilha de Páscoa.

A agência de gerenciamento de emergências da Nova Zelândia, também emitiu um aviso de tsunami nas costas norte e leste do país, com correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis nas costas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.