“Tudo ou nada”: PL cria plano para buscar impeachment de Moraes; entenda

Atualizado em 26 de janeiro de 2024 às 15:09
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Carlos Moura/SCO STF

Os comandantes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, estão revoltados com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e pretendem ir para o “tudo ou nada” contra o magistrado. Os chefes da sigla têm um plano para buscar o impeachment dele nos próximos anos. A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

A ideia surgiu após Alexandre Ramagem, pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, e Carlos Jordy, que deve disputar em Niterói (RJ), serem alvos de busca e apreensão da Polícia Federal. Por isso, o partido pretende criar uma base sólida de candidatos ao Senado Federal nos próximos anos.

O objetivo é conseguir eleger um número de parlamentares suficiente para instaurar um processo de impeachment contra o magistrado. O PL calcula que, se conseguirem manter as 14 cadeiras no Senado que tem atualmente, precisarão eleger outros 27 parlamentares na Casa Legislativa.

Com isso, o partido teria 41 senadores, o suficiente para criar uma maioria simples e instaurar o processo de impeachment contra Moraes sem depender de outras legendas.  O plano ambicioso, no entanto, não seria o suficiente, já que o afastamento de um ministro do Supremo depende do voto de dois terços do Senado: 54 dos 81 parlamentares.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o chefe do PL, Valdemar Costa Neto. Foto: Divulgação

Nesta quinta (25), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto criticou a operação contra Ramagem e afirmou que a ação é uma “perseguição” ao ex-presidente. Ele ainda pediu “providências” ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Isso é pura perseguição e pode acabar elegendo o Ramagem com mais facilidade no Rio de Janeiro. Esse negócio de ficar entrando nos gabinetes é uma falta de autoridade do Congresso Nacional. Rodrigo Pacheco deveria reagir e tomar providências”, afirmou Valdemar.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.