Tudo sobre “1984”, livro de George Orwell, citado por Vanessa Lopes no BBB 24

Atualizado em 17 de janeiro de 2024 às 22:25
Montagem de fotos de Vanessa Lopes e capa de livro 1984
Vanessa Lopes citou livro 1984 – Reprodução/Globoplay e Divulgação

Vanessa Lopes viralizou nas redes sociais ao mencionar o clássico livro “1984” de George Orwell durante uma conversa com Lucas Luigi e MC Bin Laden, tornando-se um dos tópicos mais discutidos no Twitter. A tiktoker compartilhou que recebeu o exemplar como presente de um ex-affair, originário de Recife, e interpretou o acontecimento como um sinal do destino relacionado à sua participação no BBB 24.

No decorrer da conversa, Vanessa explicou a trama do livro, que serve de base para o programa Big Brother. Ela destacou a sociedade descrita na obra, caracterizada por uma vigilância constante, onde a privacidade é praticamente inexistente, e o Grande Irmão observa tudo. O clássico aborda uma sociedade autoritária, narrando os desafios enfrentados por aqueles que buscam se libertar desse regime opressivo.

A narrativa de Orwell explora o papel do Grande Irmão, um ditador e líder do Partido, que influenciou a nomenclatura do reality show. A obra descreve uma sociedade dominada por um Estado repressor, provocando sentimentos constantes de medo devido à constante vigilância. No contexto distópico criado pelo autor, o partido que controla Oceânia, o país fictício, é retratado como infalível, manipulando estatísticas para validar suas ações.

Dentro desse universo ficcional, existem quatro ministérios: o da Verdade, responsável por toda a informação e que segue a lógica de infalibilidade do Partido; o da Paz, encarregado dos aspectos relacionados à guerra; o da Fartura, responsável pela economia; e o do Amor, encarregado do controle populacional.

A opressão é tanto física quanto mental, com a criminalização de ideias contrárias ao regime. Esses elementos contribuem para a atmosfera distópica e autoritária explorada por George Orwell em “1984”.

Nas redes sociais, Vanessa Lopes virou alvo de deboche porque fez diversas teorias tentando relacionar a obra ao reality show. A conversa virou piada na web e, para internautas, a fala mostra que ela deve ter lido apenas resumos sobre o livro.

“O livro que é baseado esse programa: mil novecentos e não sei o quê. Recebi de uma pessoa que eu ficava, de Recife, que mandou pra mim o livro. Me mandou três. Enfim, é porque é o destino”, apostou a famosa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link