Turista gaúcha é presa por ataque racista no Pelourinho e exigiu ser atendida por delegado branco

Atualizado em 22 de janeiro de 2026 às 17:45
Gisele Madrid Spencer Cesar, de 50 anos. Foto: Reprodução

Uma turista do Rio Grande do Sul foi presa em flagrante na quarta (21), suspeita de injúria racial contra uma comerciante durante um evento gratuito no Pelourinho, em Salvador (BA). O caso ocorreu na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba e mobilizou equipes policiais no local.

Segundo a TV Bahia, a suspeita foi identificada como Gisele Madrid Spencer Cesar, de 50 anos. Ela teria dirigido ofensas de cunho racial à vítima e, em seguida, cuspido nela enquanto a comerciante trabalhava no bar do evento.

A vítima, identificada como Hanna, relatou à TV Bahia que foi surpreendida pela agressão. “Eu fiz uma venda e retirei o balde de um cliente. No momento que eu passei, ela falou: ‘Vai mais um lixo’. Eu questionei e ela reafirmou que eu era um lixo e deu uma ‘escarrada’ em mim”, contou.

Segundo Hanna, a mulher fugiu em seguida e se envolveu em confusões com outras pessoas. Ainda de acordo com o relato, a suspeita reforçava a ofensa com frases racistas. “Ela olhava nos meus olhos e dizia: ‘Eu sou branca’”, afirmou a comerciante. A vítima também criticou a postura da segurança privada do evento e disse que só recebeu apoio efetivo de sua chefe.

Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, em Salvador, Bahia. Foto: Divulgação/ASCOM-PCBA

Sobre a abordagem policial, a vítima afirmou ter se sentido constrangida. “O policial queria que fôssemos para a delegacia na mesma viatura, mas eu disse que eu não iria porque se fosse o contrário, eu estaria no porta-malas e ainda sairia algemada”, relatou. Ela acrescentou que a suspeita “ficou se coçando e dizendo que aquele lugar não era para ela”.

A prisão foi efetuada pela Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. Segundo a polícia, mesmo após ser levada à unidade, a mulher manteve comportamento discriminatório e chegou a exigir atendimento exclusivo por um delegado de pele branca.

O caso segue sob investigação. A suspeita permanece custodiada e à disposição da Justiça, enquanto a polícia tenta localizar a defesa de Gisele Madrid Spencer Cesar para manifestação.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.