TV Globo afasta ator de Segundo Sol, gera revolta e ele faz triste desabafo

Atualizado em 19 de agosto de 2018 às 14:46
Pai Didico em Segundo Sol (Foto: Reprodução)

Lucas Medeiros da TV Foco informa que a Globo surpreendeu a todos ao cortar as cenas do Pai Didico (João Acaiabe) na novela Segundo Sol. Ele é um Pai de Santo e aparecia nas cenas com a filha Doralice (Roberta Rodrigues), além das sequências com Groa (André Dias), que foi eleito como o seu sucessor no terreiro.

Há mais de um mês, o personagem não dá as caras e sua última aparição aconteceu no dia 12 de julho. Segundo Sol marca o retorno do ator aos Estúdios Globo, já que suas últimas novelas, desde 2010, estavam sendo no SBT. Hoje, ele pode ser visto na reprise de Chiquititas.

No entanto, ele acabou sendo desprestigiado, não tem mais cenas previstas para os próximos capítulos e, segundo o próprio ator, não há a informações sobre o seu retorno. “Não sei, estou curioso. Fico de stand by. Quando aparece um trabalho paralelo tenho que conciliar”, explica.

“Tenho que ficar à disposição porque pode acontecer [uma gravação] na próxima ou em duas semanas. Sempre pensei que fosse [um personagem] maior. Fico na expectativa. Novela é uma obra aberta. Não sei o resultado, qual o caminho vai tomar o Pai Didico até então”, explica ele, compreensivo.

“Agora ele está tentando passar o terreiro para o Groa. Já tentou passar para a filha. Agora aguardo o encaminhamento dele. Se ele aparecer mais, melhor. O autor conduz da melhor forma porque está com as rédeas na mão, sabe exatamente o que estimula”, revela.

“Compreendendo que as coisas acontecem dessa forma porque faço isso há muito tempo”, explica ainda ele, que na sinopse, tentaria transferir o terreiro para a filha. “É muito importante essa presença do personagem, principalmente por se passar na Bahia, mas é também algo do Brasil”, sugere o ator.

“Pai de santo e babalorixá são psicólogos de quem não tem dinheiro. É muito forte essa herança. Na escravidão Deus foi tirado de quem veio da África. Eu mesmo como negro não tive essas informações. Fui criado na igreja católica. Foi na TV Tupi, quando também fiz um de pai de santo”, revela.

“Descobri esse universo [em ‘O Profeta’, em 1977]. Agora com 74 anos fiquei mais atento e frequento um pai de santo em São Paulo. Tento aprender sempre mais. Ganhei uns búzios dele para eu exercitar com ele. Mas, na novela uso os búzios cenográficos para respeitar”, finaliza.

Nas redes sociais, o afastamento do ator gerou revolta.