Twitter vai barrar anúncios de empresas que permitem fake news sobre mudanças climáticas

Atualizado em 23 de abril de 2022 às 19:07
Símbolo do Twitter formado pelo nome da rede social
Foto: Reprodução

No dia Internacional da Terra, na última sexta-feira (20), a rede social Twitter informou que não permitirá mais em seu site, anunciantes que estejam contrários ao consenso científico sobre as mudanças climáticas.

O anúncio ocorreu logo depois de a União Europeia firmou um novo acordo no qual exige que as grandes empresas de tecnologia examinassem seus próprios sites mais detalhadamente, em busca de “discurso de ódio, desinformação e outros conteúdos nocivos”, afirmou a Associated Press.

As medidas vão na esteira de ações adotadas por outras das chamadas “big techs”, que são grandes empresas de tecnologia da informação, como o Google, que já havia anunciado providência similar.  Também durante todo o dia de ontem (22), personalizou sua plataforma de pesquisa em prol a conscientização das mudanças climáticas.

Ainda de acordo com a Associated Press, não houve direcionamentos que indiquem algum efeito sobre o que os usuários publicam na rede social, exceto para os conteúdos que serão banidos pela rede. A rede social do passarinho junto com o Facebook, tem sido alvo de grupos que promovem conteúdos enganosos sobre as mudanças climáticas.

A equipe da plataforma disse que fornecerão mais informações nos próximos meses sobre como planejam oferecer “contexto confiável para as conversas climáticas” de seus perfis. Eles já possuem um tópico dedicado ao clima no site e entregaram um documento durante a conferência climática da ONU, do ano passado, no qual afirmam combater a desinformação em torno das mudanças climáticas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link