Nesta quinta-feira (24), militares ucranianos destruíram um navio russo em um porto ocupado por russos no sul da Ucrânia. O ataque vem pouco antes de o presidente Volodimir Zelenski pedir mais ajuda militar à Otan e foi considerado um sucesso para os ucranianos, que tentam impedir que a Rússia reforce e restabeleça suas forças para intensificar os conflitos.
Segundo a Marinha ucraniana, ao menos um navio de desembarque de tropas, blindados e munições, o Orsk, foi destruído no ataque e afundou nos 5 metros do porto de Berdyansk. Moscou ainda não comentou o caso, mas as imagens em redes sociais e análises feitas por observadores pró-Rússia sugerem que isso realmente aconteceu.
Durante o primeiro mês de invasão, a Rússia enfrentou desafios logísticos em toda a Ucrânia e suas forças interromperam os esforços para avançar nas principais cidades. Eles tiveram mais sucesso no sul, onde ataques lançados pela infantaria naval e apoio da Crimeia permitiram que eles ganhassem o controle das costas do Mar Negro e do Mar de Azov. Confira:
Vídeo mostrando o lançamento de mísseis de cruzeiro Kalibr por um navio de guerra russo no Mar Negro. Como referi em um vídeo recente, mais de 40% de todos os mísseis lançados contra a Ucrânia o foram a partir de navios russos operando no Mar Negro ou no Mar de Azov. pic.twitter.com/Xq6nRRwgRn
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) March 23, 2022
Leia mais:
1; Ativista ucraniano acusa EUA de usar a Ucrânia como “bucha de canhão”
2; Ciganos são amarrados a postes e têm rostos pintados na Ucrânia; confira
3; Tropa da Ucrânia veta voluntários brasileiros por causa de Bolsonaro
A destruição dos navios russos pela Ucrânia
Nesta quinta-feira, a vice-ministra da Defesa ucraniana, Anna Malyar, emitiu um comunicado. “O navio destruído em Berdiansk poderia transportar até 20 tanques, 45 veículos blindados e 400 paraquedistas”, disse. “Este é um alvo enorme que foi atingido por nossos militares.”
Os militares ucranianos disseram que destruíram o Orsk. Mas não ficou imediatamente claro a partir dos vídeos qual navio foi destruído. Vídeos mostram outros navios russos, que também parecem ter pequenos incêndios por conta da presença da fumaça, deixando o porto enquanto o navio da classe Alligator queima.
Two merchant ships were hit by Russian attacks in the Black Sea. Japanese bulk carrier MV Namura Queen and Moldovan chemical tanker MV Millennial Spirit. pic.twitter.com/DL3UiWgbzt
— Asaad Sam Hanna (@AsaadHannaa) February 25, 2022
Na segunda-feira (21), uma rede de televisão russa administrada pelo Ministério da Defesa do país publicou uma reportagem em vídeo em que mostrava um navio de desembarque russo descarregando veículos blindados.
A reportagem cita que 10 navios de desembarque russos estavam envolvidos na operação para restabelecer as forças na área, inclui os combates intensos de Mariupol, a apenas 74 quilômetros de distância.
Na reportagem, um oficial da Marinha russa que disse que a chegada de navios de desembarque a Berdiansk foi “um evento marcante que abrirá possibilidades logísticas para a Marinha do Mar Negro”.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link