Ucrânia convoca embaixador e critica Papa por sugerir “bandeira branca” na guerra

Atualizado em 11 de março de 2024 às 19:24
O Papa Francisco. Foto: Vatican Media

A Ucrânia convocou seu embaixador no Vaticano após o Papa Francisco sugerir “levantar uma bandeira branca e negociar” o fim da guerra com a Rússia. Kiev ainda pediu que Visvaldas Kulbokas, o representante do país, preste esclarecimentos.

O Ministério das Relações Exteriores ucraniano afirmou que o país está “decepcionado” com a declaração do pontífice. “A Ucrânia está decepcionada com as palavras do pontífice sobre a ‘bandeira branca’ e a necessidade de ‘mostrar coragem e negociar’ com o agressor”, diz a pasta em nota.

“O chefe da Santa Sé deveria ter enviado sinais à comunidade internacional sobre a necessidade de unir forças imediatamente para garantir a vitória do bem sobre o mal, e apelar ao agressor, não à vítima”, prossegue.

A diplomacia ucraniana ainda afirma que Francisco tenta “legalizar a lei do mais forte” e “continua ignorando o direito internacional”.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, também criticou a fala do Papa e disse “não entender” seu pedido. “Penso que algumas coisas só podem ser compreendidas se as virmos com os nossos próprios olhos”, afirmou.

Bandeira da Ucrânia na Praça de São Pedro. Foto: Alberto Pizzoli/AFP

A declaração do Papa Francisco foi feita no início de fevereiro em entrevista à rádio suíça RTS e divulgada neste sábado (9).

“Acredito que são mais fortes aqueles que veem a situação, que pensam no povo, que têm a coragem de levantar a bandeira branca e negociar. A palavra ‘negociar’ é uma palavra corajosa. Quando você vê que está derrotado, que as coisas não vão bem, precisa ter a coragem de negociar. Dá vergonha, mas com quantas mortes isso vai terminar? Hoje, por exemplo, na guerra da Ucrânia, há muitos que querem atuar como mediadores. A Turquia se ofereceu para isso. E outros. Não tenham vergonha de negociar antes que as coisas piorem”, afirmou na ocasião.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link