Ucrânia agradece mas critica ideia de Lula para proposta de paz com a Rússia

Atualizado em 7 de abril de 2023 às 15:54
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

A Ucrânia respondeu nesta sexta-feira (7) a uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um encontro com jornalistas na quinta-feira (6), quando ele sugeriu que o país do leste europeu desistisse da Crimeia, uma península ucraniana anexada por Moscou ao território russo em 2014, em troca dos territórios invadidos na ofensiva de agora.

O porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko, disse que os esforços para restaurar a paz serão baseados “no respeito e plena integridade territorial da Ucrânia”.

Nikolenko disse que não há razão que justifique o abandono da Crimeia, mas agradeceu os esforços de Lula para encontrar uma maneira de deter o conflito com a Rússia.

“A Ucrânia aprecia os esforços do presidente do Brasil em encontrar uma solução para o fim da agressão russa. Ao mesmo tempo, deixamos claro que não trocamos nosso território. Não há razão legal, política ou moral que justifique o abandono e um único centímetro do território ucraniano”, escreveu no Facebook o porta-voz ucraniano.

“Qualquer esforço de mediação para restaurar a paz na Ucrânia deve ser baseado no respeito pela soberania e plena integridade territorial da Ucrânia, de acordo com os princípios da Carta das Nações Unidas”, disse Nikolenko.

No final de janeiro, Lula formulou uma proposta para a mediação de um grupo de países no conflito na Ucrânia. O presidente brasileiro deve apresentar esse projeto ao presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim na próxima semana.

O presidente brasileiro disse estar “confiante” nas chances de sucesso desse projeto, esperando que o grupo de países “seja criado” quando ele voltar da China.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link