União Europeia quer finalizar acordo com o Mercosul antes da posse de Milei

Atualizado em 20 de novembro de 2023 às 17:20
Javier Milei, o presidente eleito da Argentina. Foto: AFP

A União Europeia (UE) quer finalizar um acordo comercial com o Mercosul até 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Segundo o bloco europeu, as negociações têm sido “extremamente construtivas” e a expectativa é que o processo seja encerrado antes do fim do ano de 2023.

As próximas reuniões entre a UE e o Mercosul estão marcadas para sexta (24) e sábado (25) em Brasília, na sede do Instituto Rio Branco. A pressa na finalização do acordo ocorre porque, durante a campanha, Milei sinalizou que poderia tirar o país do bloco.

O governo brasileiro quer que a cúpula do Mercosul no dia 7 de dezembro seja usada para fazer o anúncio de um acordo que estabeleceria o maior entendimento de livre comércio do mundo. Várias reuniões entre os blocos ocorreram em outubro e, na última semana, mais uma rodada de negociações foi realizada.

“As negociações estão sendo extremamente construtivas e focadas. Continuamos trabalhando para uma fechar antes do final do ano”, anunciou a UE por meio de porta-voz. O objetivo do bloco europeu é entregar um acordo finalizado dentro do prazo estabelecido por Ursula Van der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Bandeiras da União Europeia. Foto: Reuters

A expectativa do Palácio do Planalto e de outros países do Mercosul é que o acordo seja resolvido no dia 7 de dezembro, mas existem dúvidas sobre a possibilidade de a UE rever algumas exigências, principalmente na área ambiental. Um dos pontos de preocupação do Brasil é o uso de taxas de desmatamento para elevar tarifas de importação.

Apesar da pressa em finalizar a negociação, Josep Borell, chefe da diplomacia da UE, sinalizou que as conversas com Milei não serão encerradas. Ele aponta que o bloco europeu e o governo argentino “construíram um relacionamento estreito, construtivo e abrangente nas últimas décadas, com base em valores comuns”.

“O novo governo da Argentina, que assume o cargo em circunstâncias econômicas desafiadoras, pode contar com a UE para fortalecer ainda mais nossa parceria, a fim de obter resultados positivos para nossas sociedades, inclusive com a finalização, o mais rápido possível, das negociações sobre o Acordo de Associação UE-Mercosul”, concluiu.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link